O leitor José Gabriel fotografou este lagarto a 1 de Agosto perto de Vila Pouca de Aguiar e quis saber qual a espécie a que pertence. Guilherme Caeiro-Dias responde.
“Há uns dias encontrei esta espécie de lagarto cuja espécie não consegui identificar. Foi perto de Vila Pouca de Aguiar, ao pé de uma antiga poça de água. Gostava que me conseguissem ajudar na identificação desta espécie”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi).
Espécie identificada por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
“Nas fotos vemos um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) subadulto. Os adultos são maiores e geralmente com cores mais vivas”, respondeu Guilherme Caeiro-Dias.
O lagarto-de-água é uma espécie endémica da Península Ibérica. Em Portugal ocorre principalmente a Norte do rio Tejo.
Esta espécie tem preferência por habitats com humidade, como margens de rios e ribeiros, tanques e lameiros de montanha, como diz o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal”.
Alimenta-se de invertebrados e de fruta.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.