PUB

Que espécie é esta: lagarto-de-água

29.04.2025

O leitor Hugo Costa fotografou este lagarto a 26 de Abril em Campo do Gerês e quis saber qual a espécie. Diogo Parrinha responde.

“Hoje (26 de Abril) fiz o trilho Águia do Sarilhão e encontrei este réptil lindo. Julgo que seja um lagarto de água macho”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi).

Espécie identificada por: Diogo Parrinha, herpetólogo e aluno de doutoramento do BIOPOLIS/CIBIO.

O lagarto-de-água é uma espécie endémica da Península Ibérica. Em Portugal ocorre principalmente a Norte do rio Tejo.

Esta espécie tem preferência por habitats com humidade, como margens de rios e ribeiros, tanques e lameiros de montanha, como diz o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal”.

Alimenta-se de invertebrados e de fruta.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss