O leitor Gabriel Pessoa fotografou esta lagartixa a 22 de fevereiro na Figueira da Foz o e quis saber qual a espécie a que pertence. Guilherme Caeiro-Dias responde.
“Gostava que, se possível, me ajudassem a identificar o indivíduo cuja foto envio em anexo. Fotografei-o no dia 22 de fevereiro de 2026 nos passadiços nos Molhes da Figueira da Foz”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma lagartixa-verde (Podarcis virescens).
Espécie identificada e texto por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
É uma lagartixa-verde (Podarcis virescens). Parece-me ser um macho. Uma bela foto.
É de realçar que existe uma grande variação no padrão de coloração desta espécie (e na maioria das espécies de Podarcis em geral).
Dependendo da região do país podemos encontrar quatro espécie diferentes de “típicas sardaniscas dos quintais” que podem ser observadas nos quintais e muros com relativa frequência.
A lagartixa-verde é a mais amplamente distribuída e ocorre no Centro e Sul de Portugal. A lagartixa-de-Bocage (P. bocagei) pode ser encontrada no Norte do país, sobretudo a Norte do Douro. A lagartixa-lusitanica (P. lusitanicus) pode ser encontrada no Norte e Centro. E a menos comum, a lagartixa-de-Carbonel (P. carbonelli) pode ser encontrada no Centro/Norte do país e ao longo da costa Oeste, desde Espinho até ao Algarve.
Excepto no Sul de Portugal, mais do que uma destas espécies podem ser encontradas no mesmo local.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.