O leitor Jorge Horácio Oliveira fotografou esta lagartixa em Julho de 2010 no Trilho Curro da Velha, Castro Laboreiro, e quis saber qual a espécie a que pertence. Guilherme Caeiro-Dias responde.
Trata-se de uma lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus).
Espécie identificada por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
Segundo o investigador, a lagartixa que o leitor viu é um macho.
A lagartixa Podarcis lusitanicus ocorre numa vasta área do noroeste peninsular.
Este ano, uma equipa internacional liderada por investigadores portugueses elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), anteriormente descrita apenas como uma subespécie da lagartixa-do-noroeste (Podarcis guadarramae).
Portugal fica agora com cinco espécies de lagartixas Podarcis, conhecidas por sardaniscas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.