O leitor Tiago Coelho fotografou esta lagartixa em São João da Madeira a 18 de Janeiro e quis saber qual a espécie a que pertence. Guilherme Caeiro-Dias responde.
“Encontrei esta lagartixa em São João da Madeira no dia 18 de Janeiro 2022. Podem ajudar-me a identificar a espécie por favor?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma lagartixa-esverdeada (Podarcis virescens).
Espécie identificada por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
Neste caso, trata-se de uma fêmea, explica Guilherme Caeiro-Dias.
Esta espécie é um endemismo ibérico. Mede cerca de seis centímetros de comprimento e, na época de reprodução, os machos apresentam o dorso num tom esverdeado.
Podemos encontrar esta lagartixa em muros, perto de casas e em zonas urbanizadas, principalmente a Sul do rio Tejo.
Alimenta-se de artrópodes.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.