A leitora Fátima Oliveira pediu ajuda para confirmar qual a espécie de lagarta que encontrou em Ovar, no dia 8 de Julho. Albano Soares responde.
Trata-se com efeito de uma lagarta de borboleta-caveira ou esfinge-caveira, que tem o nome científico Acherontia atropos.
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
A borboleta-caveira é uma das nossas maiores borboletas e um dos maiores na classe Insecta nas nossas latitudes.
Esta espécie pertence a uma família de Lepidoptera (ordem de insectos que inclui as borboletas diurnas e as chamadas nocturnas) chamada Sphingidae. Estes insectos também são conhecidos por borboletas colibri devido ao tamanho e ao facto de, grande parte das vezes, se alimentarem em voo, sem pousar nas flores.
A lagarta alimenta-se de plantas da família do tomate e da batata (Solenaceas) e de outras famílias aparentadas.
Os adultos são atraídos pelo mel, sendo por vezes encontrados dentro de colmeias.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.