Que espécie é esta: lagarta da borboleta-zebra

A leitora Margarida Campos quis saber a que espécie pertence esta borboleta que a mãe viu em Leiria a 14 de Outubro. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“A minha mãe encontrou hoje (14 de Outubro) de manhã esta lagarta a comer folhas de macieira no jardim de nossa casa em Leiria e ficámos ambas com curiosidade em saber que espécie seria esta”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma lagarta da borboleta-zebra (Iphiclides feisthamelii).

Espécie identificada porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Esta grande e bonita borboleta da família Papilionidae pode ser encontrada em Portugal, Espanha, Sul de França e Norte de África.

As fêmeas colocam os ovos numa grande diversidade de árvores, tanto silvestres (como o abrunheiro ou catapereiro), como árvores de fruto dos pomares, como pereiras, macieiras e pessegueiros, explicou anteriormente à Wilder Patrícia Garcia Pereira, do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, num artigo já publicado na Wilder sobre cinco borboletas para procurar no Verão.

“Os ovos são colocados individualmente e as lagartas têm um desenvolvimento lento, não causando por isso grandes danos às plantas hospedeiras”, de acordo com esta especialista.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.