Que espécie é esta: lagarta da borboleta Orgyia antiqua

O leitor Manuel João Moita fotografou esta lagarta a 25 de Maio em Alhandra e pediu para saber a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Gostaria de saber que espécie de lagarta é esta da foto que envio em anexo. Foi captada no dia 25/05/2024 em Alhandra”, escreveu o leitor à Wilder. 

Trata-se da borboleta nocturna Orgyia antiqua.

Espécie identificada porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Esta é uma lagarta de uma borboleta nocturna da família Erebidae.

Alimenta-se de várias espécies de arbustos.

Os machos adultos têm quatro asas castanhas de aspecto aveludado com um ponto branco junto à margem posterior de cada uma das asas anteriores. 

Adulto de Orgya antiqua. Foto: Jean-Pierre Hamon/WikiCommons

As fêmeas só parecem cabeça, tórax e abdómen, sem quaisquer vestígios de asas, a maior parte das vezes nem se quer se afastam do casulo, de onde libertam feromonas para atrair os machos para a cópula.

“É inofensiva. Contudo, por precaução, o melhor será nunca manusear com as mãos desprotegidas”, segundo a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.