O leitor Luís Coelho fotografou esta lagarta a 7 de Fevereiro em Mafra e pediu para saber a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Esta lagarta apareceu em casa do meu vizinho que mora numa casa de madeira na freguesia de Mafra. Ele ficou visivelmente preocupado pois já avistou várias ao longo dos últimos dias. Eu fiquei intrigado mas também curioso para conhecer a identificação desta espécie e se possível de alguma forma, deixá-lo mais tranquilo. As fotos foram tiradas no dia 7.02.2023, cerca das 21h00 horas”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da borboleta nocturna Orgyia antiqua.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta é uma lagarta de uma borboleta nocturna da família Erebidae.
“É inofensiva. Contudo, por precaução, o melhor será nunca manusear com as mãos desprotegidas”, segundo a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Alimenta-se de várias espécies de arbustos.
Os machos adultos têm quatro asas castanhas de aspecto aveludado com um ponto branco junto à margem posterior de cada uma das asas anteriores.
As fêmeas só parecem cabeça, tórax e abdómen, sem quaisquer vestígios de asas, a maior parte das vezes nem se quer se afastam do casulo, de onde libertam feromonas para atrair os machos para a cópula.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.