A leitora Dulce Francisco encontrou esta lagarta em Novembro de 2023 em Torres Vedras e pediu ajuda para saber qual a espécie. Albano Soares responde.
“Encontrámos esta lagarta em folhas de loureiro. Colocámos num garrafão perfurado com folhas de loureiro para que as crianças possam ver a sua evolução. Contudo não sei se é isso que ela come. Será que me pode ajudar? Está connosco desde 20 de novembro 2023. Vamos pondo umas gotas de água e as folhas do louro e mudando a garrafa quando o fundo já tem muitos dejetos”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da lagarta da borboleta do medronheiro (Charaxes jasius).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta linda borboleta é muito comum em quase todo o território português, em especial na região algarvia e na área de Lisboa.
É uma das chamadas espécies monófagas, pois as lagartas desta borboleta alimentam-se apenas de uma planta. Neste caso, tal como o nome indica, dependem das folhas dos medronheiros (Arbutus unedo) e, por isso, estão muito associadas a essa área de distribuição.
De origem africana, as borboletas-do-medronheiro são a borboleta diurna com maior envergadura da Europa, atingindo entre 65 a 80 milímetros.
Estas borboletas estão em voo entre Março e Outubro.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.