A leitora Zelinda Santos encontrou esta lagarta no início do Verão em Lisboa há alguns anos e pediu para saber a espécie. Albano Soares responde.
“Por incrível que pareça esta foto foi tirada em plena Lisboa. Numa das minhas caminhadas de fim de tarde cruzei-me com este ser em plena Avenida de Roma, no asfalto e sem árvores por perto. A foto já tem uns anos e não sei exatamente a data em que a tirei mas julgo que terá sido no início do Verão. Era um bicho gorducho e com uns 6 ou 7 cm de comprimento. Pareceu-me que também ele estava a fazer “uma caminhada” pela avenida”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da lagarta da borboleta nocturna Cerura iberica.
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma espécie de borboleta nocturna que, como o nome científico indica, é endémica Península Ibérica.
Pertence à família Notodontidae que, em Portugal, tem 25 espécies.
Estas curiosas lagartas alimentam-se de folhas de salgueiros e choupos.
As borboletas adultas costumam voar entre Abril e Julho.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.