O leitor José Ribeiros fotografou esta lagarta a 13 de Novembro perto de Alcoutim e quer saber que espécie é. Eduardo Marabuto responde.
“Encontrada a cerca de 6 km de Alcoutim. Estava numa oliveira. Media cerca da 10 cm”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma lagarta da borboleta-caveira (Acherontia atropos).
Espécie identificada e texto por: Eduardo Marabuto, entomólogo.
É uma belíssima Acherontia atropos, a comer o que mais prefere em Portugal, oliveira.
Têm uns leitores muito sortudos…
Esta e outras aparentadas da família Sphingidae que têm aparecido (Agrius convolvuli, Hippotion celerio) porque são migratórias e chegaram a Portugal no Verão, têm agora a descendência a completar a fase larvar, daí o aumento de número das últimas semanas.
O que se seguirá eventualmente é que estas lagartas irão refugiar-se debaixo da terra onde completam a metamorfose. Mas tal não acontece nos locais mais frios do país, em que não suportam temperaturas abaixo de 0ºC. Assim, a sobrevivência é apenas mais ou menos garantida nos Açores, Madeira, Algarve, Alentejo e litoral.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.