A professora Cecília Pereira, de Idães, Felgueiras, gostava de saber que lagarta é esta que os seus alunos encontraram no recreio da escola em Maio. Albano Soares responde.
“Sou professora do 1.º Ciclo e tenho estado a trabalhar com os meus alunos a biodiversidade no recreio da nossa escola. Envio em anexo fotos de uma lagarta/larva que os meus alunos registaram, mas não consigo identificar que espécie de borboleta vai originar”, escreveu a professora à Wilder.
Trata-se de uma lagarta da borboleta-cauda-de-andorinha (Papilio machaon).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma das espécies de borboletas que se podem ver um pouco por todo o território, mesmo em meios urbanos.
Os adultos voam do início da Primavera ao Outono.
As lagartas alimentam-se de arrudas (Ruta sp.) e de plantas da família Apiaceae (família de plantas que inclui espécies como a salsa, o funcho e a cenoura).
Aqui pode ver a borboleta adulta.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.