Que espécie é esta: lagarta da borboleta-cauda-de-andorinha

O leitor Jorge Rocha fotografou esta lagarta em Vale de Moinhos a 15 de Setembro e perguntou a que espécie pertence. Albano Soares responde.

“Encontrei hoje dia 15/9 diversas lagartas que fazem sair umas antenas cor de laranja quando lhe tocamos. Estavam numa planta a que chamamos “arruda” em Vale de Moinhos, Póvoa da Isenta. Se fosse possível identificar ficaria grato”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratam-se de lagartas da borboleta-cauda-de-andorinha (Papilio machaon). 

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

“São lagartas da bonita cauda-de-andorinha (Papilio machaon)”, respondeu Albano Soares.

Esta é uma das espécies de borboletas que se podem ver um pouco por todo o território, mesmo em meios urbanos.

Os adultos voam do início da Primavera ao Outono.

As lagartas alimentam-se de arrudas (Ruta sp.) e de plantas da família Apiaceae (família de plantas que inclui espécies como a salsa, o funcho e a cenoura).

Aqui pode ver a borboleta adulta.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.