O leitor Paulo Fernando Leitão fotografou este insecto a 16 de Março em Vilamoura, Loulé, e quis saber qual a espécie a que pertence. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Não sei se esta espécie é a joaninha-das-carpetes (se é que se pode chamar assim). Tenho encontrado vários exemplares junto das janelas este mês (Março) em Vilamoura (Loulé). Peço a ajuda dos vossos especialistas. Obrigado”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da joaninha Oenopia conglobata.
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
Esta joaninha pertence à família Coccinellidae e é uma espécie que foi descrita em 1758 por Lineu.
É nativa da Europa continental, da Ásia e de África.
Os adultos medem até cinco milímetros e têm corpos ovais e ligeiramente curvos. São rosa pálidos ou amarelos pálidos – também há espécimes que são totalmente escuros – e têm manchas escuras que variam de tamanho e que, por vezes, se sobrepõem.
Tanto os adultos como as larvas alimentam-se de afídeos.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.