Que espécie é esta: Joaninha-de-dez-pintas

A leitora Fernanda Castelo Branco encontrou esta espécie em Vila de Rei, Castelo Branco, a 19 de Maio e pediu para saber qual o seu nome. José Manuel Grosso-Silva responde.

“Encontrei esta joaninha de fato axadrezado na minha horta na manhã de 19 de Maio. Moro em São João do Peso, Vila de Rei, distrito de Castelo Branco”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma joaninha-de-dez-pintas (Adalia decempunctata).

Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

“A joaninha da foto é da espécie Adalia decempunctata. É uma das espécies polimórficas de joaninhas que existem em Portugal, com várias colorações bastante distintas que à primeira vista levam a crer que sejam espécies diferentes (a forma típica, em que se baseia o nome da espécie, tem os élitros laranja com dez pintas pretas, cinco de cada lado)”, respondeu José Manuel Grosso-Silva.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.