A leitora Fátima Loureiro fotografou esta planta a 11 de Maio de 2019 em Castro Laboreiro e quis saber de que espécie se trata. Carine Azevedo responde.
Trata-se de um jacinto-silvestre (Hyacinthoides non-scripta).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Esta planta de flores violeta é um jacinto-silvestre (Hyacinthoides non-scripta), também conhecido como jacinto-dos-bosques e jacinto-dos-campos.
É uma planta pertencente à família Asparagaceae.
O jacinto-silvestre é uma planta bulbosa, nativa da Europa, que ocorre naturalmente em países como a Bélgica, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda, Espanha e Portugal (na região norte).
Cada bolbo produz, no inverno, um pequeno aglomerado de folhas basais, lineares e em forma de lança.
As flores surgem na primavera, entre abril e maio, agrupadas numa haste floral rígida, acima das folhas. Cada haste floral pode ter entre 4 a 16 flores perfumadas. As flores surgem pendentes na haste floral e possuem forma de sino e cor azul-violeta.
Após a floração, a parte aérea da planta desaparece, mantendo-se o bolbo no solo, repetindo este ciclo anualmente.
O jacinto-silvestre atrai abelhas, borboletas e muitos outros polinizadores.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.