Que espécie é esta: Inonotus sp.

31.10.2022

A leitora Vanda Baltazar encontrou este fungo a 16 de Outubro em São Brás de Alportel e pediu ajuda para saber qual a espécie. A associação Ecofungos responde. 

“Numa nogueira no quintal da minha filha apareceu o fungo fotografado em anexo. Muito agradeço a vossa ajuda na identificação e na forma mais correcta de o remover e tratar a área atingida”, escreveu a leitora à Wilder.

Tratar-se-á de um Inonotus sp.

Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.

Poderá tratar-se de um exemplar de Inonotus sp.

Estas são espécies lignícolas que degradam os tecidos das plantas e as fragilizam, conduzindo à ruptura de ramos, pernadas e à morte da árvore.

Os carpóforos (parte visível do fungo – fruto/cogumelo) devem ser removidos e queimados para minimizar a dispersão de esporos e a propagação do fungo.

A árvore deve ser mantida sob vigilância e deve reforçar-se os cuidados ao nível do solo – evitar compactação excessiva das raízes, não exagerar nas regas, contribuir com alguns nutrientes e fertilizantes para aumentar a vitalidade da árvore, a fim de esta resistir per si, ao fungo.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss