A leitora Isabel Gomes fotografou esta ave a 31 de Agosto na praia dos Pescadores, Póvoa de Santa Iria, e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.
“Em várias visitas que fiz à Praia dos Pescadores na Póvoa de Santa Iria vi garças brancas com alguma frequência. No dia 31 de Agosto deste ano deparámo-nos com um pequeno grupo de garças, mas desta vez negras. Elas estavam alimentando-se na beira do rio Tejo, que estava em maré baixa, bicando com o seu longo bico a lama. Estavam distanciadas umas das outras. Conseguimos tirar uma foto a uma delas, que vos envio, para pedir a vossa opinião se se trata mesmo de garça negra”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma íbis-preta (Plegadis falcinellus).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
Não é uma garça e sim uma íbis-preta (Plegadis falcinellus).
Esta espécie era rara em Portugal até ao ano 2000 mas depois os seus números aumentaram e actualmente é comum e já se reproduz no nosso país.
Esta é uma ave que está em Portugal todo o ano mas que é mais abundante no Inverno, entre Setembro e Março, segundo o portal Aves de Portugal.
Mede entre 55 e 65 centímetros e tem uma envergadura de asa que pode chegar aos 105 centímetros.
É uma ave que se pode distinguir pela forma curvada e longa do bico e pelo tom uniformemente castanho-escuro das penas.
Pode formar bandos de algumas centenas ou mesmo milhares de aves.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.