O leitor Martim Bernardes fotografou esta ave a 29 de Março na lezíria de Loures e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.
“Gostava de saber que ave é esta, pois ainda tenho incertezas. No dia 29 de março por volta das 4 da tarde fotografei esta ave na lezíria de Loures ao pé de Santo Antão do Tojal. Recorri ao fórum iNaturalist para identificar a suposta ave, onde recebi como resposta: íbis-preta. Envio assim uma foto de íbis-preta, que fotografei também no local, para que seja possível ver-se a diferença entre estas duas aves, pois acho o bico extremamente diferente”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma íbis-preta (Plegadis falcinellus).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
Sim é uma íbis-preta, o bico parece diferente porque a ave está a olhar “para lá”, ou seja, na direcção oposta, mas vê-se a curvatura. Além disso, as cores da plumagem e a estrutura também condizem.
Antes do ano 2000, esta espécie era muito rara em Portugal. Mas depois do início do milénio houve um enorme aumento da população no sul de Espanha (Andaluzia) e em resultado disso o número de aves observadas em Portugal aumentou muito.
Actualmente a espécie já se reproduz no nosso país.
Esta é uma ave que está em Portugal todo o ano mas que é mais abundante no Inverno, entre Setembro e Março, segundo o portal Aves de Portugal.
Mede entre 55 e 65 centímetros e tem uma envergadura de asa que pode chegar aos 105 centímetros.
É uma ave que se pode distinguir pela forma curvada e longa do bico e pelo tom uniformemente castanho-escuro das penas.
Pode formar bandos de algumas centenas ou mesmo milhares de aves.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.