A leitora Mariana Silva fotografou este insecto em Abrantes a 21 de Julho e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
“No passado dia 21 de julho encontrámos este bichinho em Abrantes e deixou-nos a todos curiosos. Parece uma espécie de gafanhoto, mas nunca vi nenhum assim. Conseguem dizer-me de que espécie se trata?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se do grilo-do-mato Thyreonotus bidens.
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Trata-se do grilo-do-mato Thyreonotus bidens, uma espécie endémica da Península Ibérica.
É de atividade principalmente noturna e costuma habitar árvores e arbustos em áreas com vegetação natural relativamente bem conservada.
Neste caso, é uma fêmea, como se pode ser pelo grande ovipositor característico de todos os Ensifera (subordem de Orthoptera a que pertencem os grilos e saltões).
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.