O leitor André Nóbrega fotografou este insecto a 21 de Março na Quinta do Pisão, Cascais, e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro e Sílvia Pina respondem.
“Fotografei este grilo macho que estava a estridular nos arbustos da Quinta do Pisão em Cascais no dia 21/03/2022. Penso que se trata de um Ephippigerida mas não tenho a certeza. Conseguem identificar a espécie?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de um grilo-de-sela-português (Ephippigerida rosae).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro e Sílvia Pina, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
O bicho da foto é de facto Ephippigerida, tendo em conta a distribuição Ephippigerida rosae.
Ephippigerida rosae é uma espécie endémica de Portugal continental, com a distribuição restrita à região Oeste.
Foi descrita recentemente, em 2015, e dedicada à filha do autor, Joan Barat, um especialista catalão em grilos-de-sela.
É uma espécie classificada Em Perigo de extinção pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.