A leitora Sofia Carvalho observou esta ave a 10 de Outubro em Salvaterra de Magos e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias responde.
“Venho deste modo partilhar convosco este avistamento de abutre no dia 10 de Outubro numa empresa de Salvaterra de Magos”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um grifo (Gyps fulvus).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“É um grifo. Estas aves não são muito frequentes nessa zona, provavelmente esta parou para descansar”, respondeu Gonçalo Elias.
Segundo o portal Aves de Portugal, no nosso país “nidificam algumas centenas de casais de grifos, mas a sua distribuição é fortemente assimétrica. O grifo distribui-se sobretudo pela metade interior do
território nacional, sendo mais comum junto à fronteira. As principais zonas de reprodução situam-se no nordeste transmontano, que alberga mais de metade da população portuguesa”.
“A espécie está presente no nosso país ao longo de todo o ano, mas efectua movimentos amplos fora da época de reprodução, surgindo então noutras zonas do território.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.