O leitor Pedro Portela fotografou este insecto a 4 de Julho em Odemira e pediu ajuda para saber a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Ao ler o Público numa explanada de Odemira dei com este bicharoco. Sabem dizer- me mais sobre ele?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se do gorgulho-das-palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
Este é o gorgulho-das-palmeiras, espécie exótica e invasora, originária da Ásia, que desde 2007 tem vindo a dizimar palmeiras plantadas como ornamentais um pouco por todo o país.
Cada fêmea põe centenas de ovos nos tecidos moles das palmeiras.
São as larvas que causam os danos ao alimentar-se primeiro dos tecidos moles, quando saem dos ovos, e depois ao escavarem galerias nos troncos.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.