Que espécie é esta: gorgulho-das-palmeiras

O leitor Pedro Caetano fotografou este insecto a 9 de Maio em Barradas, Messines, e pediu ajuda para saber a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.

“Encontrei este escaravelho aqui em casa, sito em Barradas – Messines, a 9 de maio, às 13h, e pergunto qual o seu nome? E outras curiosidades sobre o mesmo?”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um gorgulho-das-palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus).

Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

Este é o gorgulho-das-palmeiras, espécie exótica e invasora, originária da Ásia, que desde 2007 tem vindo a dizimar palmeiras plantadas como ornamentais um pouco por todo o país.

Cada fêmea põe centenas de ovos nos tecidos moles das palmeiras. 

São as larvas que causam os danos ao alimentar-se primeiro dos tecidos moles, quando saem dos ovos, e depois ao escavarem galerias nos troncos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.