Que espécie é esta: glomerídeo

A leitora Marta Oliveira fotografou estes animais a 30 de Março no Parque Nacional da Peneda-Gerês e quis saber qual a espécie a que pertencem. José Manuel Grosso-Silva responde.

“Numa caminhada pelo Parque Nacional Peneda-Gerês encontrei estes dois indivíduos de bicho-de-conta com uma coloração que desconheço e gostaria de saber se se trata de uma espécie diferente das que habitam os nossos jardins”, escreveu a leitora à Wilder. 

Tratam-se de glomerídeos.

Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

Não é um bicho de conta (mas parece!): é um diplópode da família Glomeridae, ou seja, um primo das marias-café.

Os glomerídeos são herbívoros/detritívoros e vivem em zonas com humidade, nomeadamente na manta morta. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.