A leitora Teresa Silva fotografou esta ave a 27 de Maio em Fânzeres, Gondomar, e pediu para saber a espécie. Gonçalo Elias responde.
“Junto envio fotos de jovem garça, parece-me ser na avenida dr. Mário Soares em Fânzeres”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma garça-boieira (Bubulcus ibis).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“É uma garça-boieira. Não tenho a certeza da idade pois a foto não permite avaliar os detalhes”, respondeu Gonçalo Elias.
A garça-boieira é quase toda branca e “tem manchas alaranjadas no dorso e na coroa, sobretudo durante a época de reprodução. O bico é amarelo, tornando-se alaranjado na Primavera. As patas são pretas, mas também se tornam alaranjadas na época de criação”, descreve o portal Aves de Portugal.
Podemos vê-la durante todo o ano.
“Esta é a mais terrestre de todas as garças, surgindo muitas vezes longe de água, associada ao gado bovino, equino e ovino ou acompanhando as máquinas agrícolas.”
“Durante a época dos ninhos ocorre principalmente a sul do Tejo e na Beira Baixa, observando-se as maiores concentrações nas zonas das colónias, mas a partir do final do Verão aparece também com bastante frequência na Beira Litoral e, por vezes, no norte do país.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.