O leitor Joaquim Silva fotografou este fungo no pinhal de Leiria a 27 de setembro e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.
“Envio foto em anexo de um fungo/cogumelo, fotografado a 27 de setembro, no pinhal de Leiria, concelho da Marinha Grande”, escreveu o leitor à Wilder.


Trata-se de um fungo galinha-do-bosque (Laetiporus sulphureus).
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Trata-se de um fungo muito vistoso e interessante, Laetiporus sulphureus.
É comum frutificar nesta altura do ano, com temperaturas amenas (18º a 22ºC) e com humidade.
Na América do Norte é conhecida como Chicken of the Woods, uma vez que se trata de uma espécie muito apreciada do ponto de vista gastronómico.
Do ponto de vista ecológico, a espécie é parasita de folhosas e adquire um comportamento saprófita, assim que o hospedeiro morre.
Caracteriza-se pelo seu crescimento em consola, de várias frutificações.
A parte superior do cogumelo apresenta um aspeto suave e piloso, com segmentos concêntricos e com cores que variam entre o amarelo enxofre (daí o seu epíteto específico sulphureus) até ao laranja escuro.
A parte inferior do cogumelo possui uma estrutura esponjosa, constituída por tubos e microporos, por onde são expelidos os esporos, por gravidade. Na fase mais avançada de maturação, o exemplar adquire cores esbranquiçadas.
Trata-se de uma espécie comestível, mas pode ser confundida com outras espécies tóxicas, pelo que se desaconselha o seu consumo, sem prévia identificação.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.