O leitor Jorge Teixeira fotografou esta ave na Barragem dos Minutos, em Évora, a 21 de Julho e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.
“Esta gaivota ficou minha amiga, na barragem dos Minutos em Évora. Estava coxa de uma pata e aproximou-se para eu lhe dar peixe. Comeu uns 12 alburnos que eu pesquei, no dia em que a vi pela primeira vez. A 21 de Julho à tarde sobrevoou o meu carro e foi pedir mais peixe. Comeu 5 ou 6 e já não quis mais. Já estava curada da pata e com muito bom ar”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma gaivota Larus sp.
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
É uma gaivota imatura, pode ser gaivota-d’asa-escura Larus fuscus ou gaivota-de-patas-amarelas Larus michahellis. A foto não permite esclarecer de qual das duas espécies se trata.
Aqui ficam algumas dicas para identificar cinco das espécies de gaivotas mais comuns de Portugal.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.