A leitora Maria João Figueiredo fotografou este gafanhoto a 10 de Maio em Penamacor e quis saber qual a espécie a que pertence. Sílvia Pina responde.
“Encontrei na minha quinta em Penamacor um gafanhoto diferente dos que costumo observar. Gostava de saber mais sobre esta espécie se possível”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um gafanhoto (Ocnerodes prosternalis).
Espécie identificada por: Sílvia Pina, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma fêmea do gafanhoto Ocnerodes prosternalis.
É uma espécie da família Pamphagidae que vive na Península Ibérica. Ocorre em zonas de matagais com estevas e alecrim, a altitudes entre os 188 e os 1.750 metros.
Tem excelentes capacidades de camuflagem.
Está classificada como Quase Ameaçada pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Segundo esta organização, esta espécie tem populações muito fragmentadas e subpopulações muito pequenas, situação tão mais grave se pensarmos que este é um gafanhoto que não voa. Assim, está isolado e poderá extinguir-se com uma reduzida probabilidade de recolonização.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.