O leitor João Luís Aldo de Araújo fotografou dois gafanhotos na ilha Terceira, Açores, a 6 de Novembro e pediu ajuda para saber a espécie. Eva Monteiro responde.
“Deve ser um macho e uma fêmea de gafanhotos no ato de reprodução. Mas de que espécie? As imagens foram obtidas perto da Caldeira das Lajes/ Serra de Santiago, na Ilha Terceira, a 6/ 11/ 2022”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratam-se de gafanhotos-migradores (Locusta migratoria).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
É, de facto, um acasalamento do gafanhoto-migrador (Locusta migratoria).
Em cima vê-se o macho, bastante mais pequeno que a fêmea, como acontece sempre nos gafanhotos desta família (Acrididae).
Já a coloração apenas corresponde à variabilidade natural que pode apresentar a espécies, já que tanto os machos como as fêmeas podem ser verdes ou castanhos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.