A leitora Sónia Reis fotografou este gafanhoto a 20 de Janeiro em Pedroso, Vila Nova de Gaia, e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
“Este gafanhoto está já há cerca de um mês aqui nesta parede da minha varanda. E não sai daqui. É normal isto acontecer? O que é suposto fazer? Eu não tenho plantas e a varanda fica situada num segundo andar. Posso pegar nele e colocá-lo no jardim?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de um gafanhoto-do-Egipto (Anadriuma aegyptium).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
É o nosso amigo gafanhoto-do-Egipto.
Esta espécie hiberna no estado adulto procurando por vezes estruturas humanas. Foi o que fez o gafanhoto fotografado pela Sónia. De certeza que quando aumentarem as temperaturas tomará o seu caminho à procura de parceiro para acasalar.
Este gafanhoto alimenta-se de plantas herbáceas e não causa pragas, pelo menos em Portugal.
É muito importante por estar na base da cadeia alimentar, servindo de alimento a todo o tipo de vertebrados.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.