A leitora Catarina Tomás fotografou este gafanhoto na zona de Santarém, a 11 de Novembro e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
O gafanhoto foi encontrado no gradeamento da janela da cozinha de Catarina Tomás, na Portela das Padeiras (Santarém).
A espécie que observou é um gafanhoto-do-Egipto (Anacridium aegyptium).
Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
A leitora Catarina Tomás encontrou o gafanhoto-do-Egipto, “muito comum e o maior gafanhoto da nossa fauna”, explica Eva Monteiro.
É também um dos maiores gafanhotos europeus. Os machos adultos podem medir entre 30 e 56 milímetros e as fêmeas entre 46 e 70 milímetros.
O seu corpo, normalmente, é acinzentado ou acastanhado e as suas antenas são relativamente curtas e robustas.
Os olhos têm características riscas verticais pretas e brancas.
“Esta espécie hiberna como adulto e, por vezes, entra nas casas e em outras construções humanas para procurar abrigo nesta época do ano.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Descubra o Calendário Wilder 2020
Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro.
Saiba aqui como adquirir.
Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.