A jornalista Helena Geraldes fotografou este gafanhoto em Abril de 2023 em Moura, Baixo Alentejo, e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
Trata-se de um gafanhoto cantor-esfumado (Chorthippus apicalis).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“Embora o ângulo seja difícil, arrisco-me a dizer que é um Chorthippus apicalis, macho. Excelentes cantores!”, respondeu Eva Monteiro.
Segundo o site Orthopter-On, este é um gafanhoto de tamanho médio com uma “coloração muito variável, normalmente verde com a parte ventral e terminal do abdómen laranja (característica mais evidente nos machos)”.
“Distingue-se de outras espécies do mesmo género pelo tímpano amplo e pelas as quilhas do pronoto apenas ligeiramente flexuosas. As tégminas atingem os joelhos posteriores mas nunca os ultrapassam.”
Estes gafanhotos vivem em “zonas incultas com vegetação herbácea abundante”; os adultos “vêem-se de abril a junho”.
A espécie ocorre na Península Ibérica e em França.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.