O leitor Rogério Dias Paulo fotografou este gafanhoto a 16 de Maio na Foz do Neiva e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
“Gostaria de saber que espécie de gafanhoto é esta com o abdómen tão colorido. Estava ao sol, bem visível, e frequentemente emitia esfregando as asas e patas traseiras, diria típico dos gafanhotos. Este espécime teria não mais que 2.5cm”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um gafanhoto-cantor-de-Jacobs (Chorthippus jacobsi).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
O gafanhoto em questão é um macho de gafanhoto-cantor-de-Jacobs (Chorthippus jacobsi), uma espécie endémica da Península Ibérica, bastante comum.
De facto os gafanhotos “têm o hábito” de esfregar a parte interna das patas traseiras pelas asas anteriores para produzir um som semelhante ao de um reco-reco.
São principalmente os machos que o fazem para atrair as fêmeas para a cópula.
A capacidade de “cantar” está particularmente desenvolvida no grupo dos gafanhotos-cantores (Subfamília Gomphocerinae).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.