A leitora Patrícia Tavares Santos fotografou este gafanhoto em Abrantes a 21 de Agosto de 2019 e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
“Peço a vossa ajuda na identificação deste gafanhoto, fotografado em Abrantes (União das Freguesias de Abrantes ( São Vicente e São João) e Alferrarede), em agosto de 2019”, escreveu a leitora à Wilder.
A espécie que observou é um gafanhoto Acrotylus insubricus.
Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“Este gafanhoto gosta de zonas secas e com pouca vegetação e, por isso, é comum ser visto nos caminhos de terra”, explicou Eva Monteiro.
“Embora não se vejam na imagem, as asas posteriores são vermelhas, o que lhes dá um aspecto de mancha avermelhada quando voam.”
Estes gafanhotos costumam hibernar durante os meses mais frios do ano e retomam a sua actividade com a chegada da Primavera.
A espécie tem estatuto de Pouco Preocupante na Lista Vermelha europeia dos gafanhotos, grilos e esperanças.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.