O leitor António Filipe Maçarico observou esta espécie a 6 de Janeiro na Lourinhã e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.
“Estava a limpar os rebentos ladrões de uma macieira na zona da Lourinhã quando me aparece este cogumelo enterrado na terra. Podem ajudar a classificar e saber se é benéfico ou prejudicial à macieira?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratam-se de fungos Scleroderma meridionale.
Identificação e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Pelas fotos, parece tratar-se da Scleroderma meridionale, do Filo Basidiomycota.
Esta espécie pertence ao Género Scleroderma (do Grego, Scler – dura/rija e derma – pele).
Trata-se de um fungo comum, que produz milhões de esporos no interior da frutificação. Inicialmente os pequenos frutos são brancos e ao amadurecer o seu interior transforma-se num pó negro (esporos).
É um fungo micorrízico, pelo que se associa a plantas, numa simbiose, onde ambas as espécies beneficiam dessa associação.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.