Samiele Domingues fotografou este fungo a 29 de Janeiro no município Alta Floresta em Mato Grosso, Brasil, e pediu ajuda para saber a espécie. A associação Ecofungos responde.
“Meu nome é Samiele Domingues, sou estudante de Doutorado da PPGEC-Unemat e tenho um experimento em área de floresta remanescente, enclave Amazônia-cerrado. Recentemente fotografei um fungo que quero identificação. Município de Alta Floresta -MT, a vegetação da floresta onde tirei a foto é Amazônia-cerrado”, escreveu à Wilder.
Trata-se de um fungo da família Clavariaceae.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Realmente o fungo tem umas cores magníficas.
São espécies muito interessantes e o espetro de cores é muito variado, podendo apresentar este tipo de tonalidades violetas, mas também amarelas, rosa, brancas, castanhas, etc.
Este grupo de fungos, de aspeto coralífero, engloba vários géneros: Ramaria, Clavaria, Clavulina, entre outros.
Pertencem ao Filo Basidiomycota, Classe Agaricomycetes, Ordem Agaricales, e Familia Clavariaceae.
No presente caso, e sem outros detalhes que possam ratificar a minha avaliação, podemos estar perante um fungo do género Clavaria (talvez a C. zollingeri).
A identificação correta deste Género só poderá ser confirmada com utilização de reagentes e recurso a microscopia.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.