O leitor Matteo Marnati fotografou esta ave a 20 de Outubro no Parque Tejo, perto do rio Trancão, e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.
“Tirei estas fotos no dia 20 de outubro no parque Tejo, perto do rio Trancão, mas não consegui identificar o pequeno pássaro que se vê, podem-me ajudar?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
É uma fuinha-dos-juncos Cisticola juncidis. Identifica-se pelo pequeno tamanho, pelas tonalidades acastanhadas da plumagem, pelas partes superiores riscadas, pela cauda relativamente curta e pelas patas rosadas.
Esta espécie frequenta principalmente zonas de vegetação herbácea, escondendo-se frequentemente entre as ervas.
A pequena fuinha-dos-juncos, ave insectívora, “chama a atenção pela sua peculiar vocalização, geralmente acompanhada por voos de exibição. Quando não canta, esconde-se entre a vegetação e pode ser muito difícil de observar”, segundo o portal Aves de Portugal.
A fuinha-dos-juncos é residente no nosso território. “É bastante comum em habitats óptimos, nomeadamente searas, pastagens de erva alta, charnecas e baldios.”
“Distribui-se de norte a sul do país mas é claramente mais comum em zonas de baixa altitude, sendo bastante rara acima da cota dos 800 metros.”
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.