A leitora Joana Caseiro fotografou esta planta a 19 de Maio em plena Serra da Estrela e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Encontrei esta belíssima fritillaria a 19 de Maio, em plena Serra da Estrela, mais precisamente no Covão da Areia. Meia escondida entre rochas… Mas não consigo identificar a espécie exacta. Podem ajudar-me?”, perguntou a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de uma fritilária-da-montanha (Fritillaria nervosa subsp. nervosa).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Trata-se efetivamente de uma Fritillaria, género botânico pertencente à família Liliaceae.
Tudo indica que se tratará da fritilária-da-montanha (Fritillaria nervosa subsp. nervosa), que, de acordo com a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental, se encontra classificada como espécie “Quase Ameaçada”.
A fritilária-de-montanha é uma planta endémica da Península Ibérica. Em Portugal, pode ser vista nas regiões montanhosa no Norte e Centro do país, acima dos 700 metros de altitude.
É uma planta bolbosa, que apresenta um caule com cerca de 40 cm de altura, folhas lineares e alternas.
Floresce entre abril e junho e as flores são solitárias, em forma de campânula.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.