O leitor José Gonçalves fotografou estas formigas a 2 de Outubro de 2021 em Almodovar e quis saber qual é a espécie. Rafael Pinto responde.
“A 2 de Outubro de 2021, cerca das 15h30, fotografei estes dois grupos de formigas que nunca tinha visto. Estavam imóveis numa parede de cal de uma habitação em Almodovar. Não vi sinais de carreiro. Há poucos meses li algo sobre as formigas de fogo e, curioso, resolvi pesquisar um pouco sobre as mesmas. Como não fiquei esclarecido, venho pedir o vosso apoio para a sua identificação”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratam-se de formigas-de-cabeça-vermelha (Crematogaster scutellaris).
Espécie identificada e texto por: Rafael Pinto, estudante de Biologia Aplicada da Universidade do Minho.
As formigas presentes nas fotografias enviadas pelo leitor José Gonçalves são obreiras da espécie Crematogaster scutellaris, que é nativa e bastante comum em todo o país.
É uma espécie arborícola e podem-se facilmente encontrar colónias destas formigas a nidificar em madeira, na cortiça e em bugalhos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.