A leitora Sara Branco fotografou estas estrelas-do-mar a 11 de Abril perto da praia do Tamariz, Estoril, e quis saber qual o seu nome. Gonçalo Calado responde.
“Encontrei na praia adjacente Oeste à praia do Tamariz, no Estoril, a 11 de Abril de 2021, estas estrelas do mar, e tenho conseguido ver sempre algumas durante a maré vazia cada vez que lá vou. No dia 8 de Abril tinha até contado umas 13, mas entretanto só encontro muito menos. Há alguns sítios previsíveis onde as encontrar, mas só 2 ou 3”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratam-se de estrelas-do-mar-de-espinhos (Marthasterias glacialis).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona.
Esta é uma estrela-do-mar do género Marthasterias, pertencente à família Asteriidae.
É considerada uma estrela-do-mar bastante grande. Segundo o Museu Virtual da Biodiversidade, ligado à Universidade de Évora, tem geralmente 35 centímetros de diâmetro e pode atingir os 70 centímetros de envergadura.
Tem cinco braços finos e afilados. “Cada braço tem três fiadas longitudinais de espinhos cónicos, esbranquiçados, envoltos por uma almofada de pedicelários (espinhos modificados utilizados na defesa e na predação)”, explica o Museu Virtual da Biodiversidade.
Estas estrelas-do-mar podem ser acastanhadas, castanho-amareladas, cinza-esverdeadas ou até roxas nas pontas dos braços.
“É uma das estrelas-do-mar mais comuns no infralitoral ou no circalitoral, em fundos rochosos ou arenosos, até aos 200 metros de profundidade. É uma espécie predadora, alimentando-se de moluscos e outros invertebrados.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.