O leitor Pedro Marques fotografou estas aves a 1 de Novembro em São Martinho do Porto e quis saber a que espécie pertence. Gonçalo Elias responde.
“Venho por este meio solicitar a vossa ajuda novamente. Num pequeno bosque urbano, junto ao mar, em São Martinho do Porto, todos os dias aqui pernoita um grande grupo destas aves. Podem ajudar a identificá-las?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratam-se de estorninhos-pretos (Sturnus unicolor).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
São estorninhos-pretos Sturnus unicolor. Esta espécie forma muitas vezes grandes dormitórios em zonas urbanas no outono e no inverno. Por vezes juntam-se-lhes alguns estorninhos-malhados Sturnus vulgaris, mas neste caso não me parece que haja (contudo a foto está algo distante, por isso não tenho a certeza quanto a esta parte).
Esta espécie é fácil de observar, pois gosta de pousar em sítios altos de forma bem visível. Entre os locais habituais que são usados como poisos refiram-se: telhados, chaminés, antenas, postes e cabos aéreos.
Uma curiosidade sobre o estorninho-preto é que o seu bico pode mudar de cor durante o Verão: de facto, durante uns meses perde a cor amarela e fica preto, mas a partir do Outono volta a ficar amarelo. Outro aspecto interessante é que após a muda das penas (que acontece precisamente em Julho ou Agosto), estas aves ficam com pequenas pintas brancas na plumagem, mas estas também desaparecerão ao longo do Inverno.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.