Que espécie é esta: escorpião Buthus sp.

O leitor Mário Oliveira encontrou a 22 de Agosto dois escorpiões em Vila Verde da Raia, Chaves, e pediu ajuda para saber qual a espécie. Pedro Sousa responde.

“Encontrados os dois em vila verde da Raia, Chaves. O pequeno durante a manhã e o grande ao fim da tarde junto à porta de casa”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratam-se de escorpiões autóctones do género Buthus.

Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

São escorpiões do género Buthus. São os escorpiões autóctones em Portugal e existem uma ou duas espécies no país.

Serão menos comuns tão a norte, mas também aí existem em zonas mais quentes.

Eles podem estar mais activos nesta altura, embora também possa ter acontecido algo que perturbou a área onde vivem normalmente. No final do verão há mais calor mas também menos alimento pois o número de espécies de insectos ativas é menor.

Os juvenis deambulam mais em busca de alimento, mas nos adultos isso não é tão frequente, até porque creio que já não estamos em época de acasalamento.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.