Banner

Escorpião. Foto: Rui Saraiva/iNaturalist

Que espécie é esta: escorpião

26.10.2023

A leitora Isa Máximo enviou o filme de um animal observado na zona de Beja, em Julho, e pediu para saber a espécie. Pedro Sousa responde.

“Este animal foi encontrado num turismo rural na zona de Beja, podem ajudar a identificar?”, pediu Isa Máximo, numa mensagem enviada à Wilder.

Trata-se de um escorpião nativo de Portugal, do género Buthus.

Espécie identificada por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

O escorpião é também conhecido pelos nomes comuns de lacrau ou alacrau. “Pode ser encontrado em quase todo o país e é especialmente comum nas zonas mais quentes e secas”, explicou Pedro Sousa, numa identificação já anteriormente publicada. “Mas como só são activos à noite e a sua coloração os confunde bastante com o ambiente circundante passam quase sempre despercebidos.”

Os escorpiões têm hábitos nocturnos e conseguem sobreviver durante muito tempo sem alimentos e água. Usam o veneno apenas para se defender ou para caçar presas maiores do que eles, devido ao desgaste de energia que isso representa.

Alimentam-se de vários insectos e outros invertebrados e são por isso parte importante dos ecossistemas terrestres onde existem. É uma espécie pouco perigosa para os humanos. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss