O leitor Joaquim Silva fotografou este escaravelho a 14 de Março de 2020 na zona de Arouca e perguntou que espécie é esta. Rui Félix responde.
“Será possível identificar este insecto que foi visto no dia 14-03-2020 entre Regoufe e Drave (Arouca)?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se do escaravelho Oedionychis cincta.
Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Trata-se de um escaravelho da Família Chrysomelidae, Oedionychis cincta, que pode ser encontrado em prados e zonas expostas, sobretudo sobre plantas da família Plantaginaceae, como por exemplo Plantago lanceolata e Anarrhinum bellidifolium, das quais se alimenta.
Apresenta padrões vermelhos tanto nas asas (élitros) como no tórax (pronoto), bastante singulares, que ajudam à sua identificação.
É uma espécie que ocorre no território nacional, com predominância de registos sobretudo a norte do Rio Tejo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.