O leitor Nuno Cruz fotografou este escaravelho a 8 de Fevereiro na Póvoa de Lanhoso e quis saber qual a espécie a que pertence. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Vi este inseto na Póvoa de Lanhoso no dia 8 de Fevereiro e gostaria de saber mais acerca dele”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um escaravelho-minotauro (Typhaeus typhoeus).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“O exemplar foto é uma fêmea de escaravelho-minotauro, Typhaeus typhoeus“, explicou José Manuel Grosso-Silva.
Esta é uma espécie nativa de Portugal e ocorre em vários outros países da Europa.
Pode chegar aos dois centímetros de comprimento e tem três “chifres” (dois maiores e um mais pequeno ao centro).
Alimenta-se de fezes de animais herbívoros, como o coelho-bravo.
Estes escaravelhos pretos e luzidios escavam túneis no solo onde põem os seus ovos. Quando os ovos passam a larvas, alimentam-nas com as fezes de herbívoros, que arrastam até aos seus abrigos subterrâneos usando as suas fortes patas da frente.
Os machos usam os seus “chifres” para defender a sua prole e o seu ninho.
Os adultos emergem no Outono.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.