A leitora Inês Almeida fotografou este insecto em Agosto de 2022 em Penhas Douradas e pediu ajuda para saber a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Todos os verões, quando ficamos na zona das Penhas Douradas, na Serra da Estrela, encontramos muitas destas ‘joaninhas’ – maiores e mais cor de laranja que o costume. Como se chamam? Esta foto é de Agosto – este ano já regressámos em Julho, mas não vimos tantas quanto é costume… Será cedo?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de um escaravelho meloídeo.
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“Não se trata de uma joaninha mas de um escaravelho de outra família, os meloídeos. Só com esta foto não consigo dizer de que espécie é”, respondeu José Manuel Grosso-Silva.
“Os meloídeos são conhecidos por apresentarem hipermetamorfose, o que significa que apresentam formas larvares muito diferentes ao longo do seu desenvolvimento. Na primeira fase, as larvas são muito móveis, com patas grandes e três unhas em cada pata (daí o seu nome: larvas triungulinas). As triungulinas são foréticas, colocando-se em locais estratégicos da vegetação para apanharem boleia de abelhas solitárias. São assim transportadas para os ninhos das abelhas, onde mudam de forma e comportamento, passando a alimentar-se de pólen e ovos das abelhas e praticamente não se deslocando.”
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.