A leitora Maria João Silva fotografou este animal em Vila do Bispo a 5 de Setembro e pediu para saber a espécie. José Teixeira responde.
“Observámos este pequeno animal, estava num charco temporário quase sem água em Vila do Bispo, perto da Praia da Cordoama, no dia 5 de setembro. Estavam vários iguais no mesmo charco, a nadar. Conseguem dizer-me de que espécie se trata?”, perguntou a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de um escaravelho-de-água (Dysticus marginalis).
Espécie identificada por: José Teixeira, responsável pelo projecto Charcos Com Vida.
“A imagem refere-se a um escaravelho aquático do género Dysticus. Tudo indica tratar-se do Dysticus marginalis (mas faço a ressalva de não ser especialista em invertebrados e existirem mais espécies do mesmo género algo parecidas)”, disse o investigador.
“Estes animais são importantes predadores aquáticos e emblemas dos charcos.”
Os escaravelhos-de-água vivem em habitats de água doce e são presas de várias espécies de peixes, aves, mamíferos e répteis.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.