O leitor Francisco Costa fotografou este insecto a 17 de Abril em Penafiel e quis saber qual a espécie a que pertencem. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Venho por este meio pedir o favor de me identificarem esta espécie de escaravelho com o qual me cruzei na cidade de Penafiel. Estava vivo mas não nas melhores condições, provavelmente teria chocado com uma viatura em movimento”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se do escaravelho Chalcophora mariana massiliensis.
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
O animal que o leitor encontrou é um insecto coleóptero pertencente à família de besouros Buprestidae.
Os insectos desta família são conhecidos como besouros-manhosos, pelo facto de se fingirem de mortos quando ameaçados. Actualmente são conhecidas cerca de 15.000 espécies desta família, organizadas em 450 géneros.
Segundo a Universidade de Évora, estes escaravelhos Buprestidae têm cores metálicas ou acobreadas com depressões irregulares. Os adultos medem entre 24 e 33 milímetros.
As larvas, brancas, alimentam-se de madeira morta de pinheiro, tocos cortados ou de pinheiros doentes.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.